4

CAI realiza com sucesso o 2º Infoday for Internationalization da UFG/Regional Catalão

Na manhã do dia 16 de outubro de 2019, no Auditório Congadas, Bloco L da UFG/RC, aconteceu o 2º INFODAY FOR INTERNATIONALIZATION da Regional Catalão. Os objetivos do evento foram divulgar as atividades da CAI-RC, bem como incentivar estudantes, TAE e docentes ao conhecimento com vistas a internacionalização.

A mesa de abertura foi composta pelo Prof. Dr. Claudio Maia, vice-diretor da RC, Prof. Dr. Júlio Pituba, representando a Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Dra. Ivânia Vera, Coordenação Geral de Estágios da RC e Profª Dra. Gabriela Rezende Fernandes, Coordenadora da CAI/Regional Catalão.

1
Mesa de abertura do 2º Infoday for Internationalization da UFG/Regional Catalão

 

Na palestra de abertura, a Profª Dra. Gabriela Rezende Fernandes expôs as regras gerais sobre mobilidade internacional na UFG-RC para discentes de Graduação e Pós-Graduação, Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) e docentes.  A coordenadora da CAI-RC ainda elencou os principais desafios e potencialidades da CAI, sobretudo no que se referem a constituição de novos convênios. Na ocasião, esclareceu dúvidas da plateia.

10
Profª Dra. Gabriela Rezende Fernandes (Coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG/Regional Catalão)

 

Em seguida, houve a apresentação da Profa. Dra. Valeska Virgínia Soares Souza (Coordenadora do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica da UFU e Coordenadora do Programa de Formação para Internacionalização da UFU), com a palestra da Mobilidade Acadêmica e os desafios da Internacionalização: relações entre local e global.

A Profa. Dra. Valeska Virgínia, além da fala abordada relacionada ao tema da palestra, reforçou também a questão da participação e interesse dos estudantes quanto a mobilidade nacional, dentro do próprio país. A UFU tem obtido ótimos resultados, com estabelecimento de vínculos entre universidades, divulgação da UFU pelo Brasil e no acolhimento também de estudantes oriundos de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Houve esclarecimentos também sobre os editais de proficiência em línguas, validade dos certificados e sua aplicabilidade na prática.

14
Profa. Dra. Valeska Virgínia Soares Souza (Coordenadora do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica da UFU e Coordenadora do Programa de Formação para Internacionalização da UFU)

 

Houve grande interatividade da plateia com a palestrante, que esclareceu dúvidas de como são os editais, vivências e programas existentes. Durante a explanação da Profª Valeska, houve o questionamento da Profª Ivânia, sobre a questão da imunização do estudante antes do embarque ao país/local de destino, tendo em vista que há muitas doenças que são imunopreviníveis, por meio da imunização prévia, ou seja, com atualização do cartão vacinal, antes do embarque. Um exemplo, é a vacina contra a Febre Amarela que deve ser feita até 10 dias antes da viagem. 

A Profª Valeska também informou sobre o Programa de Formação para Internacionalização (PROINT), composto por graduandos de diferentes cursos da UFU que realizam ações de ensino, pesquisa e extensão com vistas a consolidação do processo de internacionalização da UFU. Essas atividades são acompanhadas por docentes, que acompanham os projetos individuais, encontros de estudo, ações administrativas, projetos em equipes e eventos. Maiores informações podem ser obtidas pelos seguintes contatos: prointufu@gmail.com, (+55-34-3291-8969) - http://www.dri.ufu.br/pt-br/tags/proint. Outros endereços de interesse: http://www.dri.ufu.br/ , E-mail: mobilidadenacional@prograd.ufu.br 

Clique aqui para ter acesso à apresentação da Profª Valeska Virgínia Soares Souza.

 

Posteriormente, houve as seguintes apresentações:

- Estudante do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG/RC) Amanda Magalhães Santiago (Mestrado), orientanda da Profa. Dra. Viviane Bengezen que irá para o Canadá em janeiro de 2020. A estudante informou os passos percorridos e a documentação necessária para participar do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Apesar do investimento financeiro prévio que está tendo, reforça que “valerá a pena”.

19
Amanda Magalhães Santiago (Estudante do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG/RC)

 

- Estudante Muriel Francisco da Costa, discente do Curso de Matemática Licenciatura, fez mobilidade este ano – Intercâmbio em Bragança - Portugal. Refere que teve várias oportunidades acadêmicas e vivências pessoais “melhor experiência que tive na minha vida”. Quanto a documentação no processo de intercâmbio nessa modalidade, ele disse que pode auxiliar, caso algum estudante tenha dúvidas. “A convivência com outras pessoas de outros países foi muito significativa”.

19
Muriel Francisco da Costa (discente do Curso de Matemática - Licenciatura da UFG/RC)

 

- Prof.ª Dra. Eliane Martins de Freitas, Curso de História UFG/RC, que realizou o Pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal entre setembro 2018 - junho 2019, reforçou os cuidados com os trâmites administrativos e cuidados com seguros viagem/saúde. Em relação a Universidade, disse que foi muito bem recebida, se sentindo acolhida no local, participando de aulas de campo, aulas na graduação e pós-graduação e até a escrita de artigos científicos. O período em que passou por lá, se sentiu com muita liberdade de atuação nas atividades programadas.  Ter levado a família, lhe proporcionou uma boa abertura nas escolas, com entendimento de dinâmicas, vinculadas a pesquisa de sua atuação. “Respirei muita história”.

19
Prof.ª Dra. Eliane Martins de Freitas (Curso de História da UFG/RC)

 

- Valdivino Borges de Lima – professor de Geografia - sobre missão à Universidade Pedagógica de Moçambique através de projeto de extensão. O Prof. Valdivino lamentou o reduzido número de discentes na plateia e sugeriu que as ações da CAI sejam planejadas em aulas inaugurais ou outros eventos, para que os maiores interessados – os discentes da UFG/RC – sejam contemplados. Além disso, lembrou que a Profa. Maria Helena de Paula (PPGEL/UAELL) também tem estabelecido e fortalecido, como ele, relações com IES da África e que tais relações são muito produtivas para os dois continentes, África e América do Sul.

 

Categorias: Noticias